Carta de uma filha apaixonada...



Eu hoje acordei assim:
com vontade de falar
de lembrar coisas antigas
falar de velhos tempos
remoer
rememorar.
Já sei: vocês vão dizer
que aqui não é o lugar
esta é a história da minha vida
e a história de vocês?
quem vai contar?
Conto eu
e não conto uma só não
conto logo uma porção.
Vamos lá me deixe contar...

Então sentaí. Vamos conversar:

O que dizer de vocês, meus pais, em momento tão marcante?
Afinal não é todos os dias que se completa 40 anos de casados
e, esta questão,
a da relação
não falo nada não!

Conto pra vocês o que marcou
conto o que ficou...


Desde menina eu aprendi o poder da família
a união, a partilha, a evolução
mas tem momentos que ficaram marcados
Impressos com tinta e mata borrão...

Agora conto alguns
e se vocês sorrirem
ou se der aquela gargalhada
ficarei feliz
e minha história estará contada!



Minha infância foi cercada pelos livros
à isso, muito agradeço minha mãe
mulher culta
amante da leitura
nos criou com muitos deles
lembro das grandes enciclopédias que ficavam na estante
um tanto desgastadas
e muito pesquisadas
lembro dos gibis - minha grande paixão -
afinal foi ali
que ler aprendi!

Mas o que marcou mesmo foi o dia que criei gosto pelo livro,
me lembro como se fosse hoje:
estava deitada em um colchão no chão do quarto e mamãe leu para mim um trecho de seu livro
mais do que ler ela me ensinou a magia da leitura:
" o menino vestia uma camisa xadrez azul, tentava subir em uma árvore que crescia em seu quintal (...) a casa ficava próxima dali..."
Depois de ler o trecho do livro, me lembro de você dizer:
"Você conseguiu imaginar a cena enquanto ouvia a história?"
Então, como que por magia, enxerguei a casa, a árvore, o menino, a camisa xadrez de azul.
Foi amor à primeira vista, ou à primeira imaginação!
Percebi que podia frequentar novos mundos, novas aventuras.
Depois disso nunca mais parei.
Te agradeço mãe, por isso, por me apresentar um dos grandes amores de minha vida.

Minha mãe, também, é responsável por muitos outros dons que adquiri
coisas de mulher
daquelas que eram criadas pra casar
Graças à ela sei costurar, bordar, tricotar, cozinhar, pintar entre outras habilidades artesanais
todas que contribuíram, e muito, para meu gosto pela arte.

Mas ela me ensinou a ser forte,
a seguir objetivos,
a lutar!

Você se lembra quando foi brigar com  minha professora?
Foi na quarta série, a professora Leila, uma bruxa
Cheguei em casa chorando, depois dela me xingar
Você estava recém operada
Mas não vacilou,
foi lá e enfrentou...
No dia seguinte lá estava você, na porta da minha sala
curvada, machucada
mas defendendo sua cria
me senti tão protegida... tão orgulhosa!

São tantas histórias né? Daria para um livro
e que belo livro seria
o livro da nossa vida...

Nele teria outro personagem principal:
meu pai
querido, amado, admirado.



O que falar de ti pai?
Nunca nos declaramos muito né?
Nossas emoções sempre estavam em um olhar, um gesto, um conselho
Mas eu sempre estive contigo
nos bons e nos piores momentos!

Isso me faz lembrar uma vez que estávamos voltando da praia
serra parada,
sua cabeça latejava...
Todos dormiam dentro do carro
e eu pedia a Deus que passasse sua dor pra mim
doía menos que te ver sofrer assim.
Coisa de criança, hoje eu sei
Mas que desejei, isso, eu desejei!

Passamos por tantos momentos nesta longa jornada...

Me lembro uma vez que me senti tão pequenininha.
Você, em um momento infeliz da vida, em uma reunião do AA
era dia de formatura e eu tive que me pronunciar.
Estava tão orgulhosa de ti naquele dia
mas as palavras não saiam...
Era tanta alegria que até doía,
ainda sinto o sorriso sorrindo em mim.
Mais uma batalha vencida
Mais um exemplo pra minha vida!

Mas quando penso no meu pai mesmo
só me vem alegria
(não adianta olhar com esta cara torta mãe)
afinal, alguém tinha que fazer o papel de mocinho
não é mesmo?
E meu pai fez com grande maestria...

Perto dele era sempre alegria
passeio
diversão
Mas o que eu mais gosto até hoje
é da sabedoria
e do bom coração!

Quanto à vocês dois não há como evitar
e todos os clichês hei de usar:

Tampa e panela, yin e yang, claro e escuro, duro e mole
Ira e doçura, amor e ódio, bem e mal
entre tantas outras palavras que significam equilíbrio...
Vocês se complementam
e, vejam bem,
Revesam estes papéis sem desdém...

Nenhum dos dois é perfeito
mas cuidaram de mim da maneira mais perfeita que os pais poderiam fazer!

A mim
só tenho a agradecer...
E, quando penso no futuro, eu os vejo
juntos...
velhinhos...
Trilhando seus passos
e guiando meu caminho!


PS: Esta história é uma homenagem aos grandes criadores da minha vida... Sem eles e nossas experiências, nada disso seria possível. Meu amor eterno, eternizado nestas linhas!

You Might Also Like

0 comentários