Maturidade



Olhava-se atentamente, frente ao espelho, com olhos surpresos. Quem era a pessoa que estampava aquele reflexo? Não era ela... Ainda ontem uma menina espiou por ali, tinha olhos determinados e uma energia inesgotável!

Aquela que o espelho refletia hoje era muito diferente. O olhar ainda era vivo, mas o rosto, nem de longe, era o mesmo. Quando foi que isso aconteceu?

Foi então que ela percebeu que há muito não se olhava de verdade. Começou a observar-se e aquela
estranha no espelho olhou-a duramente, desafiadoramente.

Foi então que viu com olhos amedrontados aquele fio de cabelo branco na têmpora, gritando em meio
aos cachos negros. Espuma branca em um mar de ondas escuras... Arrancou o fio, em um gesto infantil e desesperado, como se a sua ausência amenizasse os anos idos.

Olhou um pouco mais, com olhos corajosos. Viu as marcas que começavam a surgir, marcas sutis, marcas que imprimiam não só felicidade, afinal era uma tolice esta história de que temos rugas de alegria. Não, ela não se permitia ter pensamentos tão ingênuos. Sabia que aquelas marcas imprimiam sua vida, os momentos tristes e felizes, as preocupações, os medos, as certezas e as dúvidas, as belezas e horrores que havia presenciado ao longo dos anos... Sabia que aquelas marcas imprimiam sua vida e seu modo de viver. Toda a história de uma existência.

Olhou firme, com olhos risonhos e ficou feliz por reconhecer que, mesmo com todos os desafios físicos e psicológicos pelo qual havia sido submetido, aquele corpo ainda à carregava com dignidade.

Olhou atentamente, olhou com olhos esclarecedores pois, finalmente, havia entendido porque dizem que a vida começa aos quarenta!

A vida começa aos quarenta porque é quando começamos a caminhar mais devagar e, assim podemos apreciar suas belezas. É quando não temos pressa de chegar e, assim, podemos fazer uma parada e conversar com alguém que esteja na estrada também. É quando percebemos que o caminho é mais importante que o destino e quando, finalmente, entendemos que a existência é muito mais do que o espelho nos mostra!



You Might Also Like

0 comentários